domingo, 11 de outubro de 2009

Ravioli

Massas são simplesmente fantásticas. Amo de paixão. Uma das que eu gosto muito muito muito é o "capeleti". Pode ser feito com varios recheios, vários molhos... Delicioso!!!
É meio chatinho de fazer, mas você pode comprar aqueles que vendem pronto... Eu prefiro fazer. Rende bastantão e fica muito mais gostoso!!!
Uso essa forminha para fazer os meus. Você encontra em lojas de utilidades domésticas ou até nessas lojas de R$1,99. O bom é que já saem uns 30 de cada vez... hehehe
Se você não tiver a forminha, um outro jeito facil de montar é cortar a massa com uma cortador redondo recheia e fecha como pastel.
Massa para ravioli
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
2 gemas
1 colhers (sobremesa) de margarina
1 colher (sobremesa rasa) de sal
Água até obter uma massa lisa
Misture tudo e vá sovando (amassando). Coloque água de pouquinho em pouquinho para não correr o risco de deixar a massa grudando... se isso acontecer...dobre a receita pois você não conseguirá formar o "capeleti".
Quando a massa está pronta, retira-se um pedaço dela e passa pelo cilindro (se você não tiver cilindro não há problema... abra com o rolo mesmo. (mas deixe bem fininha)
Polvilhe farinha de trigo na forminha, coloque a massa aberta por cima e afunde a massa para dentro dos buraquinhos.
Recheie e coloque por cima outro pedaço de massa aberta. Passe o rolo de macarrão por cima da forminha para fazer com que as duas partes de massa grudem. Retire o excesso de massa e vire a forminha. Os "capeleti" sairão e daí... é só cozinhar!!!
Dica1: Faça todos os "capeleti" antes de começar a cozinhar.. assim a massa dá uma secadinha e eles não se abrem na hora do cozimento.
Dica 2: Não deixe o recheio muito molhadinho porque pode vazar e não permitir que o "capeleti" fique fechadinho.
Recheios que eu adoro!!!
1. Carne moída refogadinha com sal, cebola e salsinha.
2. Ricota temperada com sal, salsinha e uns cubinhos bem pequenininhos de presunto e queijo. (não gosto de presunto moido...prefiro cubinho... o queijo pode até ser ralado)
3. Palmito refogado com sal, tomate e salsinha e um pedacinho micro de cebola.
4. 4 queijos (uso mussarela, parmesão, gorgonzola e catupiry)
Capriche no molho, polvilhe parmesão ralado e bom apetite!
Olha só o resultado final...

2 comentários:

  1. Poderia me informar onde comprou essa forminha de ravioli??

    ResponderExcluir
  2. Desculpe a demora... mas eu comprei essa forminha há muuuuuuuuitos anos nessas lojas que vendem tudo para casa. Se você morar em São Paulo, tem uma bem na praça da árvore, saída do metrô em frente, do outro lado da rua, bem na praça mesmo.

    ResponderExcluir